31 de agosto de 2014

NÚMERO DE DELEGACIAS PLANTONISTAS DOBRARÃO

Secretário de Segurança
Secretário de Segurança do Estado afirma que proposta deverá ser executada pelo Governo até fevereiro de 2015.

Quem necessita realizar algum procedimento nas Delegacias de Fortaleza após o horário comercial costuma ter dor de cabeça para resolver o problema.
Seja pela distância que vai ter de enfrentar entre o local que está e o endereço da Delegacia plantonista mais próxima, ou até, identificar e localizar o prédio em questão, o fato é que o popular encara uma situação desagradável e atenuante ao problema que busca solucionar.
Hoje, em Fortaleza, apenas sete Delegacias funcionam 24 horas: 2ºDP (Aldeota), 7ºDP (Pirambu), 11ºDP (Pan Americano), 12ºDP (Conjunto Ceará), 30ºDP (São Cristóvão), 34ºDP (Centro) e Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).

Entretanto, a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS) enviou proposta ao governo do Estado para que este número suba para 17, até fevereiro do ano que vem. Para tanto, um concurso público já foi aprovado para a contratação de mais de 700 novos policiais, entre delegados, escrivães e inspetores, com a finalidade de suprir esta nova demanda. Além disso, mais oito delegacias, sendo quatro na Região Metropolitana e quatro na região do Cariri também funcionarão em plantão.

Cinturão

De acordo com o titular da SSPDS, secretário Servilho Paiva, a ideia é formar um verdadeiro cinturão, de modo que todas as regiões da Capital estejam contempladas com uma delegacia plantonista.

Às sete atuais, seriam acrescentados os serviços do 6º DP (Messejana), 8ºDP (José Walter), 9ºDP (Vicente Pinzon), 10º DP (Antonio Bezerra), 17ºDP (Vila Velha), 19ºDP (Conjunto Esperança), 26ºDP (Edson Queiroz), 32ºDP (Parque Santa Cecília), 33ºDP (Goiabeiras), 35ºDP (Lagoa Redonda).

Já na Região Metropolitana, as Delegacias de Caucaia, Maracanaú e Eusébio funcionam em regime de plantão. Pela proposta da SSPDS, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Pacajus e Cascavel também terão suas delegacias funcionando nas 24 horas do dia.

No Cariri, apenas a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte funciona em regime plantonista. Até fevereiro, Campos Sales, Crato e Brejo Santo passarão à também atender a população em todos os horários.

Para Servilho Paiva, o novo sistema será benéfico não somente para a população, como também para os policiais, em especial os militares. "Com as Delegacias funcionando 24 horas, tende a melhorar o trabalho das Polícias, de modo que não precisem mais deslocar tanto as viaturas das áreas que cobrem e fazem policiamento ostensivo, além da própria população, que terá uma delegacia mais próxima para aqueles atendimentos, como Boletim de Ocorrência".

O secretário informou que o governador do Estado, Cid Gomes, já autorizou a realização do concurso público para a contratação dos novos policiais que serão designados a trabalhar nos plantões das Delegacias.

"O governador já recebeu o pedido e autorizou o concurso público. A burocracia exige que seja feita alteração legislativa para a criação de cargos. Desde quando ele autorizou o concurso, autorizou com esse viés, de que os contratados trabalhem no plantão. Na Capital, praticamente triplicaremos o número de delegacias. Na RMF, aumentaremos de três para sete. No interior Sul, passará de uma para quatro", disse.

A Secretaria da Segurança informou, por telefone, que já foi assinado contrato com a empresa que irá aplicar as provas do concurso público para preenchimento das vagas de policiais criadas para atender à demanda das novas plantonistas. A previsão de publicação do edital para o concurso é de 16 de setembro.

Atendimentos

Segundo dados divulgados pela SSPDS, a média de Boletins de Ocorrência registrada nas sete delegacias plantonistas de Fortaleza é de 49 atendimentos por dia. Em números datados de janeiro a março deste ano, foram em média aproximadamente 10.460 B.O.S emitidos por mês.

Dentre todas as plantonistas do Estado, o 34º DP foi onde mais se fez Boletins no período relatado pela Secretaria: média de 3.113 atendimentos mensais.

O 2º DP, por sua vez, possui média de 1.712 atendimentos por mês, seguido pelo 12º DP (1.408 Boletins) e o 30º DP (1.326 registros). No Interior, a campeã é a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, que possui média de 1.976 B.O.S registrados entre janeiro e março.

Populares relatam dificuldades no atendimento

A população que necessita dos serviços das delegacias após o horário comercial, nos fins de semana ou feriados, enfrenta problemas diversos, desde ir a alguma e encontrá-la fechada, ou mesmo ter de fazer grandes deslocamentos até localizar uma plantonista.

Foi o caso da técnica de radiologia Nayanna Santos, de 32 anos. Ela tentava, junto com familiares e funcionários de uma agência funerária, conseguir um documento liberatório para o transporte do corpo de um parente falecido.

De acordo com a mulher, foi uma verdadeira peregrinação, passando por três delegacias, até conseguir ser atendida.

"Só faltava este documento para embarcar o corpo, e para conseguir, tive de passar por três delegacias, sendo que uma estava fechada. Fomos recomendados a procurar o 2º Distrito, na Aldeota, que é plantonista. É como se eu só pudesse ser assaltada ou precisar de delegacia em horário comercial. Isso é péssimo", declarou.

Já uma outra mulher, que pediu para não ser identificada, necessitou registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) e teve de se deslocar do bairro Parquelândia até o Centro da cidade. Vendo o local lotado, optou por ir à Delegacia do bairro Aldeota.

"As Delegacias plantonistas têm de ser aumentadas urgentemente. Basta ver os índices de criminalidade que temos aqui em Fortaleza", opinou.

Levi de Freitas
Repórter
Fonte: DN

Nenhum comentário: