31 de agosto de 2015

ADOLESCENTE AMERICANO É CONDENADO A 11 ANOS DE PRISÃO POR APOIO AO EI EM REDES SOCIAIS


Um adolescente da Virginia, nos Estados Unidos, foi sentenciado a 11 anos de prisão por usar as redes sociais para arrecadar fundos para o grupo terrorista Estado Islâmico, informou o Departamento de Justiça americano nesta sexta-feira. Ali Amin, de 17 anos, foi o primeiro menor de idade processado no país em caso semelhante.
O juiz distrital Claude Hilton definiu a pena de 136 meses durante uma audiência em Alexandria, Virginia. "A sentença de hoje demonstra que aquele que usar mídias sociais como ferramenta para providenciar suporte e recursos para o EI será identificado e processado com não menos vigilância que aqueles que viajarem para pegar em armas junto ao Isis [Estado Islâmico]", disse a procuradora Dana Boente.

Amin, que usava o nome de perfil no Twitter @Amreekiwitness - na qual tinha 4.000 seguidores - declarou-se culpado de utilizar essa rede social e seu blog pessoal para mostrar como usar a moeda virtual Bitcoin para enviar fundos aos jihadistas. Os promotores disseram que Amin também ajudou Reza Niknejad, de 19 anos, a viajar para a Síria em janeiro para se juntar ao Estado Islâmico. Niknejad encara acusações federais de terrorismo e conspiração.

O advogado do menor alegou que Amin é um excelente estudante, de boa família, e que simplesmente ficou revoltado com o abuso de que o povo sírio é vítima sob o governo do ditador Bashar Assad. Promotores federais acusaram vários americanos recentemente por ajudar o Estado Islâmico, já que o grupo extremista tem construído uma rede de suporte nas mídias sociais.


(Com agência Reuters)

2 comentários:

Carlos Augusto Trévia disse...

Em país moralizado, a justiça age dessa forma. Não interessa a idade do infrator, ele é julgado pelo ato que pratica.

Wellington disse...

o Brasil deveria ser assim!